Pular para o conteúdo

O Uso do SMS na Saúde

O uso de SMS corporativo por clínicas médicas, consultórios, hospitais e órgãos governamentais ligados à área da saúde vem se tornando uma prática cada vez mais comum. A área da saúde tem utilizado essa ferramenta simples e eficiente para se comunicar com os pacientes lembrando agendamentos, confirmando exames e muito mais.

SMS na saúde

As vantagens do uso do SMS na saúde

O uso do SMS corporativo  apresenta inúmeras vantagens para clínicas, hospitais e consultórios. 
Veja algumas:

– Redução no uso do telefone e da internet –

Apesar da popularidade das redes WI-FI e das conexões 3, 4 e, em breve, 5G para o acesso à internet nem sempre o paciente estará conectado. O SMS dispensa esta necessidade e ainda evita que a pessoa seja interrompida para atender a uma chamada telefônica. Além disso o custo o custo das ligações é mais alto do que o SMS.

– Redução nas faltas de pacientes às consultas agendadas –

Segundo dados do governo de Santa Catarina 30% dos pacientes faltam às consultas e procedimentos agendados. Só nos Estados Unidos estas faltas geram um prejuízo de 150 bilhões de dólares por ano (*fonte: iclinic).
Muitos pacientes não têm o hábito de anotar na agenda e lapsos de memória são comuns, ocasionando faltas frequentes. Com o envio de alertas por SMS um ou dois dias antes da consulta essas faltas são reduzidas consideravelmente. Nossos clientes que já enviam lembretes por SMS acusam uma redução de 35% nas faltas.

– Rapidez e eficiência na comunicação –

Diferentemente do WhatsApp ou da ligação telefônica o SMS sempre chega no aparelho celular do paciente. Mesmo se ele não estiver conectado à internet ou impossibilitado de atender a uma ligação no momento, a mensagem fica armazenada e será checada no momento oportuno. Além disso, o paciente poderá responder facilmente sem custos para ele ou para o remetente, pois na nossa plataforma de SMS as mensagens de retorno não são cobradas. O SMS também pode ser útil na comunicação com médicos, enfermeiros, outros funcionários do hospital e centro cirúrgico permitindo maior agilidade, eficiência e economia na comunicação.

– Fidelização dos pacientes –

Se sentir especial e lembrado agrada a todos. Quem não gosta de ser lembrado em seu aniversário, ou outra data importante? Receber avisos sobre a data da consulta, lembretes sobre dietas, rotinas e recomendações médicas por SMS constituem um diferencial único capaz de criar um forte vínculo com o remetente.

– SMS Marketing –

O SMS Marketing tem sido cada vez mais utilizado por clínicas médicas, consultórios, hospitais e órgãos governamentais ligados à área da saúde em apoio às campanhas de marketing. Neste sentido o SMS Marketing tem se mostrado um forte aliado para o atingimento das metas das campanhas.

– Segurança e privacidade –

Muitas clínicas, consultórios e até mesmo hospitais se comunicam com os seus pacientes através de grupos de WhatsApp sem se dar conta de que, ao fazê-lo, estão compartilhando com todo o grupo os dados de todos os participantes. Isto pode trazer muitos problemas em relação ao cuidado com o sigilo dos dados. Com o SMS isto não acontece, pois as mensagens são enviadas para cada telefone celular mesmo que disparadas para uma lista de contatos. 

Para saber mais sobre campanhas por SMS na área da saúde clique no botão abaixo.